21 de março de 2017

PEI: Programa de Enriquecimento Instrumental


O PEI é um programa de intervenção multidimensional que compreende uma fundamentação teórica, um repertório rico de instrumentos práticos e um conjunto de ferramentas analítico-didáticas, focalizando em cada um dos três componentes de uma interação: o aprendiz, o estímulo e o mediador, com o objetivo de aumentar a eficiência do processo de aprendizagem.

Tem como objetivo central a produção de modificações nas estruturas cognitivas dos indivíduos, expandindo o potencial de aprendizagem, aumentando a eficiência mental e melhorando a qualidade do desempenho intelectual.

Fundamenta-se na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e na Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein (professor, psicólogo, Judeu-Israelense) que nos oferece uma visão dinâmica das capacidades cognitivas do ser humano, esclarecendo como os processos de aprendizagem ocorrem e como é possível, através de uma mediação adequada, expandir o potencial para aprender aumentando a eficiência do funcionamento intelectual dos indivíduos.

O programa standard nível I e II são compostos de 14 instrumentos (14 conjuntos de atividades de diversos conteúdos e modalidades, contendo 20 a 30 páginas cada). Seu crescente nível de complexidade favorece a construção sistemática e estrutural de funções cognitivas e operações mentais necessárias à aprendizagem.

Pode ser utilizado em grupo ou individualmente em crianças na idade escolar e em adultos de vários níveis de funcionamento. Traduzido para 12 línguas e utilizado em diversos países, podendo ser aplicado nas seguintes áreas: Educacional,clínica, empresarial,  institucional e social.

Já o PEI Básico é um programa direcionado para crianças não alfabetizadas ou que apresentem dificuldades construídas na relação ensino/aprendizagem, podendo ainda ser aplicado em indivíduos que tiveram algum comprometimento no sistema neurológico.

Por Érika Maria Paiva Barbosa 
 
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