4 de setembro de 2013

Curiosidades da Psicologia

Boa tarde à todos!!


Nosso blog agora irá trazer semanalmente uma sessão sobre fatos curiosos que permeiam ou permearam o universo da psicologia. Só fofoca psi mesmo!

DO REPRODUTOR AO PSICODRAMA


J.L. Moreno é um dos autores em psicologia mais conhecidos e importantes. Ok, isso você já J.L. Moreno foi o criador do psicodrama, do teatro espontâneo e da socionomia... Ok, isso você já sabia também. E que J.L. Moreno construiu uma máquina que reproduz som e imagem em disco de aço? 

Como é a história?

reprodutor de som


Isso mesmo que você leu. Dalmiro Busto, um dos discípulos mais atuantes de Moreno, conta em seu livro Novos Rumos me Psicodrama que Moreno foi um autor que atuou em várias áreas (teatro, psiquiatria, filosofia etc) e que passou por diversas crises: uma crise filosófica seguida opor uma crise teológica e por fim, uma crise teatral. Por volta de 1933 Moreno passou por mais uma crise, esta teve um sonho como ponto disparador. Através deste sonho, ele passou por mais uma crise e se dedicou a construir uma máquina que reproduzia o som e a imagem em discos de aço. Através dessa construção, Moreno emigra para os Estados Unidos e fecha contrato com a NBC. Logo ele vende a patente de sua m´paquina e passa dedicar-se novamente ao teatro, exerce a medicina e torna-se cidadão americano. E é a partir desse ponto que Moreno encontra subsídios para comprar um hospital psiquiátrico que mais tarde transforma-se no Instituto Moreno, um centro de formação internacional de psicodramatistas.

BUSTOS, Dalmiro M. Novos rumos em psicodrama.Editora Ática: São Paulo, 1992.
Compartilhe:

0 Comentários: