4 de agosto de 2016

Preciso de um Psicólogo. E agora?



De repente vem o questionamento: “já pensou em procurar um psicólogo?”. Nesse momento passa um filme pela sua cabeça e por mais que você se considere “moderno” e sem preconceito, vem o receio, o medo e a dúvida: “preciso de psicólogo?”.
Reconhecer que sua saúde já não está tão bem e que sozinho é difícil continuar, é o primeiro passo para buscar ajuda. Mas por onde começar? Vamos descrever alguns critérios que deverão ser analisados na busca de um atendimento psicológico:

Local: muitos vão para psicólogos por terem referências e indicações e isso é bom. Afinal, por um bom serviço vale a pena o deslocamento. Contudo, para alguns, a localização é algo precioso. Portanto, se você é uma pessoa que sabe que o fator proximidade vai facilitar sua motivação, procure clínicas ou consultórios mais próximos de você. Pesquise no seu próprio bairro e nas redondezas ou ainda em locais de fácil acesso, mesmo que mais distantes. 

Estrutura: o local de atendimento tem que fazer você se sentir confortável, seguro, acolhido. Tem que ser um espaço que lhe propicie estar mais aberto para o processo psicoterapêutico.

Tempo: planeje com antecedência o dia e horário do seu atendimento. Acorde direitinho com o psicólogo. Não escolha o horário que lhe sobra ou o mais corrido. A psicoterapia é um momento todo seu e importantíssimo para sua saúde, então não desperdice seu tempo, disposição e dinheiro: dê o seu melhor.

Psicólogo: psicoterapia é uma relação. Portanto, sinta-se bem. Alguns têm critérios na escolha do psicólogo (sexo, idade, especialidade, metodologia de trabalho) e é fundamental que você procure sentir-se bem mesmo. Afinal, esse profissional percorrerá com você um caminho difícil e cheio de movimentos nos quais a confiança e a empatia se farão essenciais.

Começando bem, o processo será mais satisfatório e os resultados mais efetivos. Lembre-se: você é o protagonista.

Por Lívia Jucá – CRP:11/09756 
Compartilhe:

1 Comentários:

Amaury disse...

ótimo esclarecimento. Parabéns nobre amiga.