9 de agosto de 2013

BEM-VINDOS À ARCÁDIA!!!

O QUE SIGNIFICA ARCÁDIA?

É com muito prazer que iniciamos nossos primeiros passos dentro da Arcádia.
Para iniciar nosso blog, o primeiro artigo vai explicar o significado do nome de nossa clínica. Segue abaixo o adesivo de nossa recepção:


Vamos alongar um pouco mais a nossa conversa:

O nome da clínica é baseado na mitologia grega, mas não fica apenas nos mitos, Arcádia realmente existe. Ela é uma unidade regional da Grécia localizada na península de Peloponeso, ao sul do país. É uma região acidentada e cercada por altas montanhas, tendo como elevação mais alta o Monte Mainalo, com 1.986 metros acima do nível do mar (no local há uma estância de ski que pertence à prefeitura).
Como já dissemos, Arcádia é mencionada na mitologia grega, fazendo parte de contos e do discursos de alguns sábios como exemplo de vida. Seu nome faz referência ao semideus Arcas, filho de Zeus e da ninfa Calisto. A região era morada do deus Pã, deus dos bosques, campos e padroeiro dos pastores. Pã é amante da música e traz sempre consigo uma flauta.

Dream of Arcadia de Thomas Cole

Através de vários artistas que a usaram como tema para suas obras, Arcádia foi se tornando um lugar idílico onde reinava a paz, a simplicidade e a harmonia com a natureza, um local de inspiração artística.
Se formos estudar História da Arte, veremos que Arcádia serviu como fonte de inspiração para um movimento literário que surgiu logo após o Barroco, o Arcadismo. Esse movimento constituiu-se numa forma de literatura mais simples, opondo-se ao estilo rebuscado do Barroco, levando em consideração temas comuns aos seres humanos, coo o amor, a morte, o casamento e a solidão. A exaltação à vida intensa, destituída da rigidez social era expressada através do termo latino Carpe Diem, que traduzindo significa “aproveite o dia”.

Entre os artistas que fizeram uso do tema Arcádia, estão:
- O poeta Virgílio, em suas Bucólicas, uma série de poemas situados em Arcádia;
- O escritor Garcilaso de la Veja, que retrata frequentemente o tema, associado-o ao próprio paraíso;
- A poetisa, pintora, professora e jornalista brasileira Cecília Meireles em seu “Romanceiro da Inconfidência;
- O escritor Miguel de Cervanetes.

A escolha de Arcádia para a nossa clínica é um desejo de levar às pessoas que usam nosso espaço (seja profissionais, pacientes, estudantes de psicologia e afins) um ambiente acolhedor e que seja sinônimo de paz, inspiração e simplicidade.

À todos,

Carpe Diem!

Rafael Barros de Oliveira e Roberta Reis Innecco
Corpo Diretor da Clínica Arcádia Psicologia
Rua Martinho Rodrigues, 191, Bairro de Fátima – Fortaleza, Ceará
(85) 3034-5508 / 85951323
_________________________________________________________________________
Segue abaixo duas histórias interessantes sobre Pã que encontramos  quando estávamos fazendo o presente artigo.

Conta um mito grego que a origem da flauta de Pã está ligada à paixão do deus pela ninfa Syrinx. Como esta o rejeitava, Pã resolveu perseguí-la, porém Syrinx ao chegar às margens do rio Ladon pediu ajuda às ninfas dos rios (as náiades) que mudassem sua forma. Estas atenderam ao seu pedido, transfomando-a em ao qual chamou de syrinx, em bambu. Quando Pã a alcançou, já não havia mais nada, excepto o bambu e o som que o ar produzia ao atravessá-lo. Pã ficou encantando com o som e resolveu junta bambus de tamanhos diferentes, inventando um instrumento musical  ao qual chamou syrinx, em homenagem à ninfa. Hoje o instrumento é conhecido como a Flauta de Pã.



Conta uma lenda grega que Pã estava com outros deuses às margens do rio Nilo, quando então surgiu Tifão, inimigo dos deuses. O medo transformou cada um dos deuses em animais e Pã, assustado, mergulhou num rio e disfarçou assim, a metade superior como cabra e a outra metade adotou uma aparência aquática. Zeus, considerando um ato de muito esperteza o estratagema de Pã, homenageou-o com um lugar no firmamento, dando origem à constelação de Capricórnio.


Compartilhe:

0 Comentários: