10 de setembro de 2013

Conceitos em fotos

CONCEITO: ANIMA
ABORDAGEM: PSICOLOGIA ANALÍTICA

"Jung chamou os opostos existentes no homem e na mulher de anima e animus. Anima significa o componente feminino numa personalidade de homem, e o animus designa o componente masculino numa personalidade de mulher. Ele tirou tais palavras do termo latino animare, que quer dizer animar, avivar, porque sentiu que a anima e o animus se assemelhavam a almas ou espíritos animadores, vivificadores, para homens e mulheres." (SANFORD, 1987, p. 12)

"Para se alcançar tal atitude e poder cumprir as tarefas que se apresentam é necessário sobretudo disciplina, que para a mulher, com seu ser ainda muito ligado à natureza, é bastante mais difícil que para o homem. Correspondentemente, o animus é também um espírito que não se deixa atrelar a uma carroça como um cavalo manso; com demasiada frequência ele te o caráter de um ser elementar que ou permanece numa letargia plúmbea ou perturba e confunde com sua exuberância flamejante ou então nos leva consigo voando com o vento. Aqui é necessária uma conduta rigorosa e implacável, que doma o que é volúvel e sem direção e força à obdiência e ao trabalho consequente" (JUNG, Ema, 1991, p. 52)











JOHNSON, Robert. He: a chave do entendimento da psicologia masculina. Editora Mercuryo: São Paulo, 1987.

JOHNSON, Robert. We: a chave da psicologia do amor romântico. Editora Mercuryo: São Paulo, 1987.

Compartilhe:

1 Comentários:

Unknown disse...

"Aqui é necessária uma conduta rigorosa e implacável, que doma o que é volúvel e sem direção e força à obdiência e ao trabalho consequente" (JUNG, Ema, 1991, p. 52)"
Construir um dia a cada dia.