FREUD ALÉM DA PSICANÁLISE
Sigmund Freud, o "pai" da psicanálise, o primeiro "buscador" uma psicologia profunda, teve trouxe também outras grandes contribuições à ciência. Paralelo ao desenvolvimento de uma técnica de tratamento e uma teoria da mente inovadoras para a época, ele se dedicou bastante ao estudo de aspectos neurológicos do corpo humano. Freud é conhecido por ser o criador da Expressão Paralisia Cerebral e por escrever um dos tratados mais consistentes sobre Afasias.
Afasia
Se caracteriza por ser uma desordem neurológica que faz com que a capacidade de pronunciar palavras ou nomear objeto comuns se perca, em resultado de uma doença orgânica no cérebro. Existem vários tipos de afasias.
Paralisia Cerebral
Esse termo inventado por Freud surgiu no último de seus escritos biomédicos intitutlado "Paralisia Cerebral Infantil" publicado em Viena . Nele Freud explica que o termo é um "nomen propium" que designa a paralisia infantil de origem cerebral.
Em termos gerais, a Paralisia Cerebral refere-se a várias condições de saúde não completamente curáveis que atingem uma ou mais regiões cerebrais, atingindo consequentemente os movimentos e o tônus muscular, ocasionado pela carência de oxigênio nas células cerebrais. Normalmente são lesões provocadas ao longo da gravidez, durante o parto ou logo após sua conclusão.
Esse Freud estudou muito mesmo.
Para quem quiser conhecer mais:
http://www.infoescola.com/neurologia/paralisia-cerebral/
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:wmwWtPgw50UJ:www.faders.rs.gov.br/uploads/1283957399FREUDxExAxINVENCAOxDAxPARALISIAxCEREBRAL.doc+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2010/09/freud-e-invencao-da-paralisia-cerebral.html
http://www.afasie.nl/aphasia/pdf/9/brochure1.pdf
0 Comentários:
Postar um comentário