7 de abril de 2016

Considerações sobre ansiedade e atualidade




Na atualidade, a sociedade moderna com seu ritmo acelerado de desenvolvimento tecnológico e ambiental, tem provocado situações que gera um nível alto de ansiedade e por isso vem aumentando significativamente a procura por tratamento psicoterapêutico. Muitos são os transtornos que afetam o ser humano e a forma desenfreada e estressante de se viver acaba intensificando os sintomas de angústia e ansiedade experienciados, causando danos à vida do homem. De uma forma geral, segundo o autor Aristides Volpato Cordioli, psiquiatra, em seu livro Psicoterapias: abordagens atuais, a ansiedade é um sentimento incômodo e projetado para o futuro, a pessoa ansiosa vive em estado de alerta constante por causa de uma situação que pode acontecer e causar sofrimento. O que influenciará a ansiedade é a nossa maneira de pensar e as experiências anteriores que cada um passou.


As mulheres são biologicamente mais suscetíveis a transtornos de ansiedade do que os homens devido aos hormônios, pois a mulher não produz hormônios regularmente como o homem e no período pré-menstrual, o cérebro dela fica privado de duas substâncias calmantes e antidepressivas, que são o estrógeno e a progesterona e essa produção inconstante causa a TPM e a deixa mais vulnerável aos transtornos ansiosos. No entanto, de acordo com o Hueck, por uma questão cultural, as mulheres expressam mais seus sentimentos, o que ajuda a lidar com essa época. Para alguns homens ansiedade é sinal de fraqueza, o que muitas vezes faz com que eles ignorem os sinais da de tal questão sofram à longo prazo.

Existem diferentes tipos de transtorno de ansiedade. O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) que tem como sintomas, sentimentos contínuos de nervosismo, tremores, tensão muscular, sudorese, palpitações e tonturas entre outros. Assim, para se ter um diagnostico mais preciso, o paciente deve ter sintomas primários de ansiedade na maioria dos dias por várias semanas e usualmente por vários meses e esses sintomas deve envolver os seguintes elementos: - apreensão (preocupações sobre desgraças futuras, sentir-se "no limite", (dificuldade de concentração); - tensão motora (movimentação inquieta, cefaleiastensionais, tremores, incapacidade de relaxar); - hiperatividade autonômica (sensação de cabeça leve, sudorese, taquicardia, desconforto epigástrico, tonturas e boca seca). Além deste, existem outros transtornos de ansiedade que podem variar em grau, intensidade e na forma como se apresentam. Podendo ser percebido em diversas situações, tais como nas lembranças que insistem em perseguir nas fobias; no temor exacerbado a objetos ou animais; no pânico que surge do nada; nas preocupações excessivas e nos pensamentos obsessivos e comportamentos repetitivos. No DSM-IV são especificados como: Transtorno do Pânico, Agorafobia, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Fobia Social, Fobia Especifica, TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e TEPT (Transtorno de Estresse Pós-traumático). Assim, o DSM-IV(2002) coloca que o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) consiste em ansiedade e preocupação excessivas com diversos eventos ou atividades, ocorrendo na maioria dos dias por pelos menos seis meses, sendo que o individuo considera difícil controlar a preocupação. A ansiedade e preocupação estão associados a três ou mais dos seguintes sintomas: inquietação, fatigabilidade, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular, perturbação do sono (DSM-IV,2002).


Na Gestalt terapia a criatividade é fundamental para o ajustamento criativo, portanto, está relacionada com a possibilidade de transformação e transcendência, de si e do vivido. A criatividade, nos mantém em contato com o nosso poder; poder ser, agir, transformar; poder se arriscar diante da possibilidade de fracasso e transpõe limites (ZINKER,2007). A pessoa só passa por um processo de mudança, se esta fizer sentido para o seu momento. Se ela entra em contato com suas necessidades, se torna ciente de si e do seu meio, desenvolve seu auto suporte, reconhece seus conflitos e integra suas polaridades, então ela pode decidir se quer mudar ou permanecer o mesmo, mas se todos estes processos acontecem com esta pessoa, ela já mudou; não sabemos se mudou para aquilo que queria mudar, mas, com certeza, está experienciando de forma mais plena, o que ela é verdadeiramente, e essa é a verdadeira mudança. A mudança vem implícita ao processo de autoconhecimento (FAGAN, 1975).
A Ostra e a Pérola em Nossas Vidas A pérola é o resultado de uma reação natural do molusco contra invasores externos, como certos parasitas que procuram reproduzir-se em seu interior. Para isso, esses organismos perfuram a concha e se alojam no manto, uma fina camada de tecido que protege as vísceras da ostra. Ao defender-se do intruso, ela o ataca com uma substância segregada pelo manto, chamada nácar ou madrepérola, composta de 90% de um material calcário - a aragonita (CaCO3) -, 6% de material orgânico (conqueolina, o principal componente da parte externa da concha) e 4% de água. Depositada sobre o invasor em camadas concêntricas, essa substância cristaliza-se rapidamente, isolando o perigo e formando uma pequena bolota rígida, o qual dar-se o nome de pérola. As pérolas perfeitamente esféricas só se formam quando o parasita é totalmente recoberto pelo manto, o que faz com que a secreção de nácar seja distribuída de maneira uniforme. “Mas o mais comum é a pérola ficar grudada na concha, como uma espécie de verruga.” Por causa dessa transformação. Modificação aparente da formação da perola, se torna no mercado uma esfera de grande valor. O tempo médio de maturação de uma pérola é de três anos. Como a ostra já se defende muito bem de invasores com sua concha, o fenômeno é raro, acontecendo, na natureza, em apenas um em cada 10 000 animais. Mas o que tem haver a pérola e a ostra em relação aos seres humanos? Uma ostra que não foi ferida, de algum modo, não produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada... Você já se sentiu ferido (a) pelas palavras rudes de um amigo (a), ou conhecido (a), ou um irmão? Já foi acusado de ter dito coisas que não disse? Suas ideias já foram rejeitadas, ou mal interpretadas? Você já sofreu os duros golpes do preconceito? Já recebeu o troco da indiferença? A resposta para essas questões é produzir uma pérola para você. Cubra suas mágoas com várias camadas de amor. Infelizmente, são poucas as pessoas que se interessam por esse tipo de movimento. A maioria aprende apenas a cultivar ressentimentos, deixando as feridas abertas, alimentando-as com vários tipos de sentimentos pequenos e, portanto, não permitindo que ocorra a cicatrização. Assim, na vivencia do dia a dia percebemos a presença de muitas ostras tidas vazias por dentro. Não conseguem ou conseguiram transformar, elaborar dentro de si as suas frustrações, descrenças da vida. Rancor, medo e pessimismo, são sentimentos que perduram no seu andar e no seu olhar. O trabalho interno, psicológico é a busca de uma vida saudável. Esta na hora de procurar uma ajuda. Nada melhor do que esta diante de um profissional que possa ajudar a transformar essa ferida, dar um novo sentido a essa dor que é o psicólogo. Não deixe passar a oportunidade de desenvolver e a produzir sua pérola preciosa dentro de você, que é seus pensamentos bons e otimistas. 

Psicólogo: José Amaury de Castro Sousa Junior CRP:11/10231




Referencias: CORDIOLLI,A.V. Psicoterapias: abordagens atuais. PortoAlegre: Artes Médicas, 1998. FAGAN,J.;SHEPHERD,I. (orgs). Gestalt-terapia: Teoria,técnicas e aplicações. 2 edição. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. ZINKER,J. Processo Criativo em Gestalt-terapia. São Paulo: Summus, 2007. Psicologo: Jose Amaury de Castro Sousa Junior. CRP:11/10231
Compartilhe:

0 Comentários: