27 de setembro de 2016

A Disciplina x Indisciplina no Contexto Escolhar: Pra que serve?




A disciplina na escola é uma questão discutida de forma direta ou indiretamente pelos pais, alunos, professores e diretores. A relação professor e aluno deve existir numa forma cordial, de respeito de ambas as partes. O professor exerce papel fundamental na vida da pessoa (aluno), pois o conhecimento não está sendo visto apenas como uma ação da pessoa (aluno) sobre a realidade, e sim, pela mediação feita por outras pessoas, é a construção do conhecimento como uma interação mediada por várias relações. 


Segundo os teóricos que falam da educação, como a Maria Izete Oliveira em seu livro - A indisciplina escolar: determinações, consequências e ações. Brasília: líber livro, 2005, a indisciplina é considerada um dos fatores que influenciam o fracasso escolar. Não obstante a este fato, hoje em dia é muito comum ouvirmos relatos de professores desgastados pela falta de disciplina de seus alunos, atitudes geradoras de violência dentro e fora de sala de aula. Além disso, representa um transtorno não só para professores e coordenadores pedagógicos, supervisores, diretores, mas também, para os pais que, além de terem que lidar no dia a dia com o problema de comportamento de seus filhos em casa e na rua, ainda recebem constantes reclamações por parte dos professores. Educar não é tarefa fácil. A educação é vista como um processo de transformação. Contudo, esta parte de vários meios sociais nos quais os indivíduos convivem. 


É do convívio familiar que a criança leva para a escola valores que recebem da família e da sociedade que pertencem. Não adianta culpar o colégio ou a família por determinadas situações como a indisciplina. "É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais" (Lei n° 8.069, de 13/07/1990 – ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente). Não é dada como um dever, mas como um direito, a participação dos pais no convívio escolar dos seus filhos. O que percebemos ao longo dos tempos que algumas famílias deixaram de exercer seu papel de acompanhar o desenvolvimento de seu filho no colégio, entre outros afazeres, para depositar apenas o compromisso de pagar os estudos e ver no final de cada etapa o boletim de seus filhos, alegando falta de tempo. Se colocarmos realmente o valor da educação de um filho na balança, vamos ter a certeza que não somente estamos contribuindo para um bom desempenho escolar, mas na formação de um adulto cidadão do bem. Se algumas famílias sentem dificuldades de desempenhar o papel de educação familiar, por que não pedir a ajudar de profissionais ligados a educação escolar como psicólogo (a)s escolares, psicopedagogo (a)s. Todos passam a ter um envolvimento maior e o interesse de conseguir de seus filhos resultados satisfatórios.

 A indisciplina para combatê-la e superá-la depende de uma ação conjunto de conscientização e de um trabalho pedagógico voltado a esses alunos, como a implantação de ações no Projeto Político Pedagógico da escola. É importante ressaltar a busca pelo relacionamento harmonioso e respeitoso entre alunos e escola, pois é de grande relevância para garantir uma educação de qualidade objetivando formar cidadãos atuantes e competentes qualificados e preparados para um futuro promissor e consciente de seus atos.


Por Amaury Júnior CRP - CRP 11/10231

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