A disciplina na escola é uma questão
discutida de forma direta ou indiretamente pelos pais, alunos, professores e
diretores. A relação professor e aluno deve existir numa forma cordial, de
respeito de ambas as partes. O professor exerce
papel fundamental na vida da pessoa (aluno), pois o conhecimento não está sendo
visto apenas como uma ação da pessoa (aluno) sobre a realidade, e sim, pela
mediação feita por outras pessoas, é a construção do conhecimento como uma
interação mediada por várias relações.
Segundo os teóricos que falam da educação,
como a Maria Izete Oliveira em seu livro - A indisciplina escolar: determinações, consequências
e ações. Brasília: líber livro, 2005, a indisciplina é considerada um
dos fatores que influenciam o fracasso escolar. Não obstante a este fato, hoje
em dia é muito comum ouvirmos relatos de professores desgastados pela falta de
disciplina de seus alunos, atitudes geradoras de violência dentro e fora de
sala de aula. Além disso, representa um transtorno não só para professores e
coordenadores pedagógicos, supervisores, diretores, mas também, para os pais
que, além de terem que lidar no dia a dia com o problema de comportamento de
seus filhos em casa e na rua, ainda recebem constantes reclamações por parte
dos professores. Educar não é tarefa fácil. A educação é vista como um processo
de transformação. Contudo, esta parte de vários meios sociais nos quais os
indivíduos convivem.
É do convívio familiar que a criança leva
para a escola valores que recebem da família e da sociedade que pertencem. Não
adianta culpar o colégio ou a família por determinadas situações como a
indisciplina. "É direito
dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como
participar da definição das propostas educacionais" (Lei n°
8.069, de 13/07/1990 – ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente). Não é dada
como um dever, mas como um direito, a participação dos pais no convívio escolar
dos seus filhos. O que percebemos ao longo dos tempos que algumas famílias
deixaram de exercer seu papel de acompanhar o desenvolvimento de seu filho no
colégio, entre outros afazeres, para depositar apenas o compromisso de pagar os
estudos e ver no final de cada etapa o boletim de seus filhos, alegando falta
de tempo. Se colocarmos realmente o valor da educação de um filho na balança,
vamos ter a certeza que não somente estamos contribuindo para um bom desempenho
escolar, mas na formação de um adulto cidadão do bem. Se algumas famílias sentem
dificuldades de desempenhar o papel de educação familiar, por que não pedir a
ajudar de profissionais ligados a educação escolar como psicólogo (a)s
escolares, psicopedagogo (a)s. Todos passam a ter um envolvimento maior e o
interesse de conseguir de seus filhos resultados satisfatórios.
A indisciplina
para combatê-la e superá-la depende de uma ação conjunto de conscientização e
de um trabalho pedagógico voltado a esses alunos, como a implantação de ações
no Projeto Político Pedagógico da escola. É importante ressaltar a busca pelo
relacionamento harmonioso e respeitoso entre alunos e escola, pois é de grande
relevância para garantir uma educação de qualidade objetivando formar cidadãos
atuantes e competentes qualificados e preparados para um futuro promissor e
consciente de seus atos.
Por Amaury Júnior CRP - CRP 11/10231
0 Comentários:
Postar um comentário