29 de novembro de 2016

Qual a diferença entre tristeza comum e depressão?




Alguém já me perguntou o que diferencia a tristeza da depressão?  Para além dos momentos de mau humor e das indisposições do dia a dia, existe um transtorno que pode nos predispor a problemas de saúde ou, nos casos mais graves, levar ao suicídio. Quando a tristeza aparece, podemos fazer a seguinte pergunta: “existe um motivo para me sentir triste?” Se a resposta for sim, a tristeza não é doença e até faz bem, pois demonstra que estamos reagindo aos acontecimentos desagradáveis que nos acontecem, ou seja, não estamos apáticos (parados) no tempo. Dificuldades, perdas, separações, carências e eventos podem nos trazer para a nossa existência uma tristeza, porém o estado depressivo não precisa de motivos para sentir tristeza, tais fatos só vêm para aumentar o sofrimento.


Uma segunda pergunta seria: “há quanto tempo estou sentindo tristeza?” Momentos de tristeza fazem parte da vida, porém quando a dor não vai embora e começa a atrapalhar as atividades diárias, como o trabalho, os estudos e os momentos de lazer, de amor é hora de conversar com um terapeuta, ele irá avaliar a necessidade de psicoterapia e de uma avaliação com um psiquiatra. A tristeza que não acaba, mesmo quando os eventos negativos já passaram, pode ser sintoma de depressão.
 
A psicoterapia é a parte fundamental no tratamento da depressão, pois ajuda a pessoa a entender e lidar melhor com seus sentimentos, medos e desejos, buscar saídas e melhorar sua visão de mundo e de si mesmo. Pode ser necessário também o uso de antidepressivos para repor as substancias que o cérebro não está produzindo bem, o profissional que avalia e prescreve esses medicamentos é o psiquiatra. Hábitos de vida saudáveis e prática de exercícios físicos também ajudam o corpo a produzir naturalmente as substancias que estão em falta. Portanto não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje. Ligue para um profissional de psicologia. Estou te aguardando.

Psicólogo e psicopedagogo: José Amaury de Castro Sousa Junior
CRP: 11/10231 – (85) 988049139 - email: amauryjunior@secrel.com.br
Compartilhe:

0 Comentários: