O PEI é um programa de intervenção multidimensional que compreende uma
fundamentação teórica, um repertório rico de instrumentos práticos e um
conjunto de ferramentas analítico-didáticas, focalizando em cada um dos três
componentes de uma interação: o aprendiz, o estímulo e o mediador, com o
objetivo de aumentar a eficiência do processo de aprendizagem.
Tem como
objetivo central a produção de modificações nas estruturas cognitivas dos indivíduos,
expandindo o potencial de aprendizagem, aumentando a eficiência mental e
melhorando a qualidade do desempenho intelectual.
Fundamenta-se
na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e na Experiência de
Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein (professor, psicólogo,
Judeu-Israelense) que nos oferece uma visão dinâmica das capacidades cognitivas
do ser humano, esclarecendo como os processos de aprendizagem ocorrem e como é
possível, através de uma mediação adequada, expandir o potencial para aprender
aumentando a eficiência do funcionamento intelectual dos indivíduos.
O programa
standard nível I e II são compostos de 14 instrumentos (14 conjuntos de
atividades de diversos conteúdos e modalidades, contendo 20 a 30 páginas cada).
Seu crescente nível de complexidade favorece a construção sistemática e
estrutural de funções cognitivas e operações mentais necessárias à
aprendizagem.
Pode ser
utilizado em grupo ou individualmente em crianças na idade escolar e em adultos
de vários níveis de funcionamento. Traduzido para 12 línguas e utilizado em
diversos países, podendo ser aplicado nas seguintes áreas: Educacional,clínica,
empresarial, institucional e social.
Já o PEI Básico é um programa
direcionado para crianças não alfabetizadas ou que apresentem dificuldades
construídas na relação ensino/aprendizagem, podendo ainda ser aplicado em
indivíduos que tiveram algum comprometimento no sistema neurológico.
Por Érika Maria Paiva Barbosa
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